O QUE NÓS, AUTORES, PODEMOS APRENDER COM STAR WARS?

Uma franquia bilionária que conquistou e ainda conquista uma multidão de seguidores. Um sucesso que não é apenas uma lição de como se fazer entretenimento, mas também é um grande exemplo de empreendedorismo.

A fantasia espacial não é apenas divertida e empolgante, mas traz em sua trama alguns pontos relevantes, pontos estes que devemos analisar e usar tanto na nossa vida social como profissional.

Neste artigo selecionamos algumas frases ditas durante os filmes que fazem parte da franquia e as trouxemos para a nossa realidade como autores de histórias em quadrinhos e livros.

Neste artigo você irá:

  • Descobrir que o lado negro não é o caminho que deve seguir;
  • Ir ao espaço e conhecer novos mundos sem precisar de uma nave;
  • Perceber que a força está dentro de você e que você precisa usá-la.

 

“O MEDO É O CAMINHO PARA O LADO NEGRO”.

MESTRE YODA

o-que-podemos-aprender-star-wars-2

O medo é um dos fatores que mais atrapalham quando o assunto é produtividade. É essencial que, depois de concluir um trabalho, você o exponha para outras pessoas, não para receber elogios, curtidas e um grande número de leitores fiéis, mas para superar o medo.

Medo de críticas, medo de não ser bom, medo de desapontar o leitor, medo de ser copiado. Sim, tudo isso pode acontecer, mas é imprescindível que você dê a sua cara a tapa, supere estas adversidades e cresça com está experiência.

Você percebera que grande parte do medo está dentro de você, e que as coisas não são tão terríveis quanto parecem ser.

Críticas sem fundamento devem ser encaradas como a visão de alguém que não consegue fazer algo e supre estas frustrações tentando machucar alguém que se dispõe a agir.

Críticas construtivas devem ser analisadas, se perceber que estas fazem sentido e contribuirão para o seu crescimento, tome-as como metas para aperfeiçoar o seu trabalho.

 

“FAÇA OU NÃO FAÇA. A TENTATIVA NÃO EXISTE”.

MESTRE YODA

o-que-podemos-aprender-star-wars-3

Nós autores temos que começar a agir. Temos tendência a ficarmos presos nas tentativas ao invés de persistir em criar as nossas obras.

As desculpas são muitas, não conseguiu chegar à um traço impecável, o roteiro não está magistral e a tentativa de alcançar a perfeição continua.

Pare de tentar e comesse a fazer. Acredite, você aprenderá muito mais ao colocar em prática e deixar de ficar só na teoria.

Claro que as falhas virão, mas não as encare como fracassos, encare-as como aprendizado.

 

“LUKE: MAS EU NÃO ACREDITO!

YODA: É POR ISSO QUE VOCÊ FRACASSA!”

o-que-podemos-aprender-star-wars-4

Acreditar no que você está fazendo e no seu futuro é importante para que você siga firme para cumprir seus objetivos.

Temos que tomar cuidado, muitas vezes deixamos de dar andamento a um projeto pois não acreditamos que ele dará certo.

Imagine comigo, mesmo que todas as alternativas indiquem que você irá fracassar, não é melhor tentar mesmo assim? Por que o fracasso você já tem ao ter certeza de que tudo irá dar errado, mas e se durante este processo você conseguir acertar algo?

Acredite no seu sonho, mesmo que você ou mais ninguém acredite que vai dar certo.

 

“EU ACHO SUA FALTA DE FÉ PERTURBADORA”

DARTH VADER

o-que-podemos-aprender-star-wars-5

Pare de reclamar! Já sabemos que a realidade do mercado nacional de quadrinhos e livros é precária, que os leitores valorizam obras internacionais e que não estão muito ligados ao conteúdo criado por brasileiros, mas e daí?

Que tal deixar de reclamar e começar a trabalhar para mudar esta realidade? Do que adianta cruzar os braços e lamentar por essa realidade se você continuar aí parado?

Acredite que esta realidade pode mudar, e contribua para que ela mude. Chega de pessimismo.

Se capacite para entregar algo que chamará a atenção do leitor e das editoras, algo capaz de superar a qualidade das obras internacionais. E nem venha com o papinho de que isso é impossível. Tenha fé!

 

[epico_capture_sc id=”2242″]

 

“SEU FOCO DETERMINA SUA REALIDADE”

QUI-GON JINN

o-que-podemos-aprender-star-wars-6

Determine metas, objetivos e estratégias.

O objetivo é algo que você quer cumprir.

Ex: criar uma história em quadrinhos de 20 páginas.

A meta são as etapas que levarão à conquista do objetivo.

Ex: terminar o roteiro em uma semana, lápis em quatro semanas, arte final em duas semanas e coloração em quatro semanas.

Estratégias são a forma que você fará com que estas metas sejam cumpridas.

Ex: criar 2 páginas do roteiro por dia, terminar o lápis de 1 página por dia, arte final de 2 páginas por dia, coloração de 1 página por dia.

Desta maneira você poderá dar foco ao que deseja realizar e conseguirá concluir seus objetivos com uma maior clareza, evitando uma maior recorrência de falhas.

 

“SEU EXCESSO DE CONFIANÇA É SUA FRAQUEZA”

LUKE SKYWALKER

o-que-podemos-aprender-star-wars-7

Acredite, nós nunca seremos bons o bastante. Quando o assunto é arte e escrita, não existem limites.

Nunca seja confiante a ponto de deixar de treinar, tanto o desenho, quanto a escrita. Estude sempre, escreva e desenhe diariamente para se aperfeiçoar.

Pessoas que acreditam que são perfeitas, invencíveis, insuperáveis, correm um grande risco de se tornarem ultrapassadas.

A vida está em constante mudanças, novas tecnologias surgem, novas técnicas são criadas, se você continuar na sua zona de conforto, alguém que não é tão confiante a ponto de parar de evoluir, irá superá-lo.

 

ESTEJA CONSCIENTE DE SEUS PENSAMENTOS. ELES TRAEM VOCÊ.

OBI-WAN KENOBI

o-que-podemos-aprender-star-wars-8

Tome cuidado para não ficar perdido em meio a tantas ideias a ponto de não concluir nenhuma delas.

Ter várias ideias é ótimo, mas é perigoso. Ideias são só ideias, e não valem nada se não forem executadas.

Anote estas ideias, escolha a que você deseja executar, execute-a e passe para a próxima ideia somente depois de concluir o que você se propôs a concluir.

É difícil, sabemos, mas é importante para mostrar que você não é inconstante, indeciso e irresponsável para os seus leitores e para possíveis parcerias futuras.

Não deixe que a sua vida pessoal, cansaço, desanimo e preguiça afetem a sua produtividade, seja profissional, produza constantemente e preze o cumprimento de prazos.

 

Acredite, jovem Padawan, o caminho que escolhemos é árduo, a missão que temos que cumprir beira o impossível, mas juntos podemos realizar este grande sonho.

QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ.

[epico_capture_sc id=”2244″]



Bruno Vieira Written by:

Fundador da Craft Comic Books e da Craft Autors.