O QUE NÓS, AUTORES, PODEMOS APRENDER COM OS SHONENS (MANGÁS PARA “GAROTOS”)

O que é shonen?

Também conhecido como shounen, este termo é um meio de rotular os mangás criados com o foco nos jovens do gênero masculino.

Obras que fazem um grande sucesso na atualidade e marcaram a nossa infância estão nesta categoria, como por exemplo os mangás: Dragon Ball, One Piece, Bleach, Naruto, entre outros.

Estes mangás possuem algumas semelhanças em seu enredo em que podemos retirar lições preciosas.

Está preparado guerreiro?

Neste artigo você encontrará:

  • Novas técnicas para vencer seus inimigos;
  • Armas que poderão te ajudar durante a sua jornada;
  • Diferentes formas de conter o mau que existe dentro de você e usá-lo como força.

 

O SONHO

o-que-nos-podemos-aprender-com-os-shonens

A jornada de um herói começa com um sonho, um grande objetivo.

Objetivo este que parece estar tão longe, que é complicado de se alcançar, mas estes fatores o motivam a continuar a lutar para alcança-lo.

Pessoas sempre aparecem para dar risada deste sonho, tiram sarro e falam mal do herói, não acreditam que um dia ele irá conseguir.

O nosso sonho é trabalhar com quadrinhos e livros. Viver das obras que criamos.

Algo difícil de se alcançar, mas isso deve nos motivar a continuar esta jornada.

Pessoas veem este sonho como algo passageiro, algo inválido, fora da realidade. Mas você acredita que este sonho pode ser mais que um delírio.

 

OS COMPANHEIROS

o-que-nos-podemos-aprender-com-os-shonens

Mas algumas destas pessoas não o olham desta forma. Eles acreditam no herói, sabem que ele é capaz e torcem para que ele realize os seus objetivos.

Estas pessoas o ajudam, seguem o mesmo caminho ao lado do herói, e além do suporte eles oferecem algo valioso: a amizade.

A jornada do herói não seria a mesma se não fosse por estas poucas pessoas que acreditam nele.

O herói agora luta não só para realizar o seu objetivo, mas para deixar aqueles que ele ama orgulhosos.

Você tem ao seu lado algumas pessoas que acreditam em você e no seu sonho. Mesmo que sejam poucas, elas são importantes.

Mesmo que não tenha ninguém perto de você fisicamente, é possível encontrar companheiros por meio de redes sociais, pessoas que possuem o mesmo sonho que você e que se ajudam a alcançar o objetivo comum (como os autores da Imperial HQs <3).

 

OS RIVAIS

o-que-nos-podemos-aprender-com-os-shonens

Mas existem aqueles que possuem o mesmo objetivo que você, só que eles são mais fortes.

Você não consegue alcançá-lo, ele sempre está um passo à sua frente, e isso o irrita, mas também o motiva.

Superar o seu rival se transforma em uma meta, e tanto você como o rival crescem cada vez mais e se tornam cada vez mais fortes por causa desta disputa.

Encontre o seu rival e lute para alcança-lo e superá-lo. Desta forma, melhore o seu trabalho e aperfeiçoe a sua arte e escrita.

 

OS VILÕES

o-que-nos-podemos-aprender-com-os-shonens

Os vilões começam a surgir por todos os lugares, no início alguns mais fracos, apenas capangas, mas quando o chefão aparece o estrago é grande.

Mas o herói não desiste, ele quer vencer este mal. Mesmo que ele não consiga derrota-lo no início ele busca ferramentas e meios de reverter esta situação.

Você enfrentará muitos desafios, desafios estes que vão ser complicados de serem resolvidos, os grandes vilões que vão te afastar do seu sonho.

Não desista por causa do primeiro gigante que aparecer na sua frente. Encontre maneiras de vence-lo e continue se preparando, porque sempre que um vilão é derrotado nesta história, outro ainda mais poderoso acaba surgindo.

 

[epico_capture_sc id=”2242″]

 

A LUTA CONTRA OS DEMÔNIOS NO SEU INTERIOR

o-que-nos-podemos-aprender-com-os-shonens

Quem dera se o inimigo fossem apenas os vilões. Além de lutarmos contra as adversidades externas, o herói tem que vencer aquilo que existe dentro dele.

Algo maligno, que o faz fraquejar, pensar em desistir, se entregar ao desespero e sair do controle.

Sem um controle sob si mesmo, o herói sai do caminho que deveria seguir, e deixa de ser ele mesmo para se tornar a personificação dos demônios que existem dentro de si.

Dentro de você existem vários “demônios”. Traumas, fraquezas, medos, entre outros. Mesmo que seja difícil enfrentá-los, se esforce para tomar o controle.

Se vencer os seus demônios você se tornará mais forte, e os usarão como sua força.

 

O MESTRE

o-que-nos-podemos-aprender-com-os-shonens

Em um determinado ponto da sua jornada, o herói percebe que não conseguirá conquistar os seus objetivos com aquilo que ele já sabe.

Ele precisa de mais poder, precisa aprender mais para ganhar força. Então ele busca um mestre, alguém que possui conhecimento, que já passou por aqueles desafios e venceu uma vez.

Descubra os seus mestres, as suas inspirações. Os artistas que já alcançaram o lugar onde você quer chegar.

Acompanhe o seu trabalho, converse com ele, aprenda com ele. Absorva as informações necessárias para enriquecer seu trabalho.

 

O TREINAMENTO

o-que-nos-podemos-aprender-com-os-shonens

O guerreiro aprende a técnica, e começa a treiná-la. Ele se esforça, não desiste e não para até conquistar a maestria diante aquilo que aprendeu.

Ele começa copiando os movimentos do mestre, de forma consistente, repetida, até que ele consiga fazer por conta própria.

Desenhe e escreva todos os dias, não deixe de treinar nem por um dia. A repetição fará com que você se acostume e aprenda inconscientemente.

 

A TÉCNICA SECRETA

o-que-nos-podemos-aprender-com-os-shonens

Agora o herói sabe a técnica do mestre, ele busca por outros mestres durante a sua jornada e aprende com todos eles.

Tendo domínio sob tantas técnicas, ele começa a trabalhar para desenvolver a sua própria técnica, algo especial, algo único.

Não fique somente nas cópias, aprenda com ela, mas desenvolva o seu próprio estilo de escrita e arte.

Faça algo que somente você poderá fazer, a ponto das pessoas lhe reconhecerem pelo estilo de escrita e de arte.

 

A PERSISTÊNCIA

o-que-nos-podemos-aprender-com-os-shonens

Mesmo diante a tantas dificuldades e provações, tanto por parte da sociedade, da realidade em que vive e por si mesmo, o herói ergue a cabeça e continua a caminhar rumo ao seu sonho.

Mesmo que todos achem que estamos seguindo pelo lado errado e que nunca conseguiremos cumprir nossos objetivos, decidimos ignorá-los e seguimos lutando.

Críticas nos abatem, mas nos fazem mais fortes. As risadas, a pena, e o julgamento por parte das pessoas a nossa volta se transformam em um combustível para que continuemos a nossa busca.

O importante é nunca desistir. Lutar e lutar até alcançar o objetivo almejado.

[epico_capture_sc id=”2244″]



Bruno Vieira Written by:

Fundador da Craft Comic Books e da Craft Autors.