ENTREVISTA COM MATEUS MACHADO

O Mateus é um dos artistas que lançaram o seu livro no evento SketchCon II promovido pela Editora Criativo.

Para conhecer mais sobre o artista e sobre o seu lançamento, realizamos uma breve entrevista. Confira!

 

 

Conte-nos sobre o que encontraremos no seu álbum.

Boa pergunta! Neste livro DESENHISTA COMO GANHAR DINHEIRO COM SEU TALENTO, que estará sendo lançado pela editora Criativo, a obra segue a mesma proposta didática que venho construindo através do meu blog, o desenhoonline.com, porém, numa linguagem estratégica, sintética, simples e prática. Sim, foi um trabalho feito de coração, para ajudar muitos desenhistas que pretendem viver do desenho! É até uma forma gratidão, para agradecer os inúmeros conhecimentos que obtive com muitos outros mestres. O que a gente sabe e faz diferença, precisa chegar até outras pessoas…

Há dicas de empreendedorismo, utilizadas por desenhistas de sucesso, tais como as de marketing, publicidade, administração, contabilidade, assim como os principais princípios de estratégia, que é um precioso conhecimento milenar. A proposta é filosófica, e por isso foi preparada para qualquer perfil de desenhista que pretende se aventurar em ganhar dinheiro, haja vista que não generaliza a profissão desenhista por apenas um caminho. Baseia-se na mentalidade de que cada um é por si só especial para o mundo, possuindo, contudo, características bem peculiares, tais como: a personalidade do desenhista, o gosto pessoal, o potencial de cada um, e a atratividade que seu respectivo talento verdadeiramente tem para as pessoas; o que consequentemente indica um caminho específico mais pertinente para ganhar dinheiro com sucesso. Uma autoanálise do leitor, conduzida através do livro, é um dos principais pontos de destaque da obra, e é uma grande solução para os desenhistas talentosos que ainda não obtiveram bons resultados. Seja para ele que pretende realizar projetos e principalmente realizar sonhos.

Neste link elas podem saber mais sobre esse projeto: http://www.desenhoonline.com/site/livros-do-mateus/desenhista-como-ganhar-dinheiro-com-seu-talento/

Espero os entusiastas do desenho e da arte lá no lançamento, onde ocorrerá o SketchCON II! Vai ser dia 19 de novembro (domingo), no Jazz Restô e Burgers, em São Paulo, das 11 às 18h.

O meu  trabalho, em geral é bem eclético, vai desde desenhos cartuns até mangás e no estilo acadêmico.

 

 

Quais são as suas principais influências (obras, autores e artistas que lhe inspiram)?

Por eu tentar ser bem eclético, tenho muitas inspirações, que vão desde artistas e filósofos da antiguidade, até mangakás da atualidade. No meu trabalho tento aspirar a sofisticação de Leonardo da Vinci, a exuberância dos desenhos de Takeshi Obata, a didática de Andrew Loomis, a verbalização da imagem de John Vanderpoel, o ideal de Platão e outros filósofos, a versatilidade e didática de Arthur Garcia. Enfim, São muitas.

Tem muita obra que me inspira e influencia, e que daria uma extensa resposta, mas vou citar algumas, como: A República de Platão; Tratado de Pintura de Leonardo da Vinci, Desvendando, Reinventando e Desenhando quadrinhos de Scott Mc Cloud, Desenho Artístico ao seu Alcance de Renato Silva, os livros de Alexandre Jubran, todas as obras de Andrew Loomis, etc.

 

Sabemos que o mercado voltado para a arte é complicado, e por isso, nós artistas temos que manter o equilíbrio entre o trabalho de ilustrador e outras responsabilidades. Como foi a sua rotina durante a criação do seu SketchBook?

O meu Sketchbook, assim como a maioria, é nada mais que o registro pictórico da minha própria rotina profissional e evolutiva no desenho, só não segue uma ordem cronológica. Possui rascunhos, pinturas, arte-finalizados em nankin ou caneta, tradicionais, digitais; seja no estilo mangá, cartum, acadêmico e figurativo. Muitos deles são partes do processo de encomendas que recebo de clientes, outros de insights e momentos de rabisco que todo desenhista gosta de desenhar em momentos esporádicos. Tem horas que vem cada ideia legal na cabeça, e por isso também curto muito a ideia do sketchbook.

 

 

O que você acha que falta para o mercado de artes nacional se consolidar?

Por uma inversão de valores, falta consciência por parte dos artistas e das pessoas; mas para resolvermos isso, os desenhistas precisam buscar verdadeiramente conhecimento e combater a mentalidade torta dos que não a valorizam, aliás, é mais do interesse dele combater que dos leigos ou clientes. Não podemos pensar que virá alguém que irá mudar nosso futuro ou esperar apenas que as pessoas se toquem. Nosso amanhã depende do que NÓS fazemos hoje. Se você buscar formação e conseguir conquistar o seu entorno, já é um excelente começo, e consequentemente influência para os demais. As práticas do empreendedorismo aliadas com um ideal forte, são uma boa base para essa consolidação.

 

Qual a dica que você pode dar para outros artistas?

Muitos artistas focam somente na técnica, porém, vale destacar que a técnica usada na arte, é um meio de expressão imprescindível, porém, não o único ou principal. Existem valores que os artistas precisam conquistar para que cada técnica seja melhor assimilada e principalmente resulte numa obra que valha a pena, que de fato interesse e toque as pessoas. É preciso essencialmente que os valores axiológicos permeiem o que você faz. Você pode ter uma biblioteca de livros de arte, ter acesso a milhares de informações na internet, fazer aula com os melhore professores, ter os melhores materiais; mas o que de fato torna tudo isso de fato proveitoso, vem de valores que podemos canalizar, como: disciplina, paciência, criatividade, busca pelo saber, e mais uma pancada de outros valores. Por isso gosto muito daquela frase do pequeno príncipe: “o essencial é invisível aos olhos”.

Outro conselho, busque estudar também mestres da arte mais antigos, e até de outras áreas; se não havia feito isso ainda, quando fizer vai perceber que havia “ouro escondido”, e você não sabia.

 

 

Por onde os leitores podem acompanhar o seu trabalho?

As pessoas podem acompanhar meu trabalho pelo meu blog, ou pelas seguintes redes sociais:

Blog: www.desenhoonline.com

Facebook: www.facebook.com/blogdesenhoonline

Twitter: https://twitter.com/desenhoonline

Youtube: https://www.youtube.com/user/desenhoonline

 

Adquira o livro do Mateus CLICANDO AQUI!



Bruno Vieira Written by:

Fundador da Craft Comic Books e da Craft Autors.