ENTREVISTA COM JAYSON SANTOS

O Jayson Santos é um dos artistas que estarão lançando seu SketchBook no evento SketchCon II promovido pela Editora Criativo.

SketchCon II será no dia 19 de novembro, das 11h às 18h, no Jazz Restô e Burgers (Largo Dona Ana Rosa, 33 – Vila Mariana, ao lado do Metrô Ana Rosa), em São Paulo/SP.

Marque presença no evento para conhecer o Jayson e mais de 50 artistas que estarão autografando seus livros e pôsteres, e vendendo prints e artes originais.

 

Para conhecer mais sobre a artista e sobre o seu lançamento, realizamos uma breve entrevista. Confira!

 

 

Conte-nos sobre o que encontraremos no seu álbum.

Será um guia passo-a-passo para quem ainda não tem nenhuma experiência na criação de histórias em quadrinhos, respondendo dúvidas que todos têm no início e deixando brecha para pesquisas mais aprofundadas, conhecendo termos e técnicas utilizadas por vários autores. Facilitando o aprendizado e prática de quem deseja se aventurar no mundo dos mangás.

Quais são as suas principais influências (obras, autores e artistas que lhe inspiram)?

Hoje quase qualquer criador acaba me influenciando um pouco. Conhecendo tantos trabalhos bons. Mas tenho recebido mutia influencia de artistas de mangá a minha vida toda, principalmente de Takeshi Obata (ilustrador em obras como Death Note, Bakuman, Hikaru no Go e outros) e Masakazu Katsura (principalmente em Zetman). Hoje tenho influencias de artistas de outros lugares do mundo, como Greg Capullo,  ArtGerm (Stanley) entre outros que sequer sei o nome mas acompanho o trabalho via Instagram e tem me inspirado muito.

Sabemos que o mercado voltado para a arte é complicado, e por isso, nós artistas temos que manter o equilíbrio entre o trabalho de ilustrador e outras responsabilidades. Como foi a sua rotina durante a criação do seu SketchBook?

 Durante a criação eu estava empenhado em vários projetos simultâneos, acho que nunca trabalhei tanto rs. Continuando a série Hooligan, trabalhando em minha nova obra Makai Mail, além  de atualizar o canal (ainda que pouco) e atender as encomendas que são minha principal forma de sustento. Durante essa época eu trabalhava em um pouco de cada coisa todos os dias, da hora que acordava até a hora de ir dormir quase sem descanso. Foi um período bem conturbado, mas acredito que valeu a pena! ^^

 

O que você acha que falta para o mercado de artes nacionais se consolidar?

 Acredito que falta estabelecer a cultura da arte no Brasil, desenho ainda é considerado algo infantil, bobo ou sem valor (comercial principalmente) para a maior parte das pessoas. Acredito que mudar esse pensamento vai alterar drasticamente o cenário atual.

 

Qual a dica que você pode dar para outros artistas?

 Pesquisem muito para saber onde se encaixar, sempre busquem melhorar, quebrando seus paradigmas, vendo coisas novas que fujam do seu habitual e nunca desistam. As coisas são muito difíceis e o tempo todo queremos desistir, pois “o outro lado” sempre parece mais fácil, tudo parece mais fácil quando não é você quem está vivenciando aquilo, portanto se agarre as suas dificuldades e batalhe por elas, não importa o que você faça, tudo sempre será difícil, é melhor enfrentar dificuldades por algo que você acredita do que por algo trivial para você.

 

Por onde os leitores podem acompanhar o seu trabalho?

Eu possuo vários redes sociais, é possível me acompanhar no Facebook, tanto meu perfil pessoal quanto minha página jaysonsantosartwork, no Instagram de mesmo nome, Além disso tenho um site instintomangaka.com, um canal no youtube Instinto Mangaka e twitter @instintomangaka. Lugar não falta (risos).

O SketchBook do Jayson está em Pré- Venda até o dia 18 de novembro de 2017, para adquirir o seu exemplar é só CLICAR AQUI!

E marque na sua agenda: SketchCon II será no dia 19 de novembro, das 11h às 18h, no Jazz Restô e Burgers (Largo Dona Ana Rosa, 33 – Vila Mariana, ao lado do Metrô Ana Rosa), em São Paulo/SP.

Confirme a sua presença CLICANDO AQUI!



Bruno Vieira Written by:

Fundador da Craft Comic Books e da Craft Autors.