ENTREVISTA COM FERNANDO DE PAULA

O Fernando de Paula  é um dos artistas que estarão lançando seu SketchBook no evento SketchCon II promovido pela Editora Criativo.

SketchCon II será no dia 19 de novembro, das 11h às 18h, no Jazz Restô e Burgers (Largo Dona Ana Rosa, 33 – Vila Mariana, ao lado do Metrô Ana Rosa), em São Paulo/SP.

 

 

Marque presença no evento para conhecer o Fernando e mais de 50 artistas que estarão autografando seus livros e pôsteres, e vendendo prints e artes originais.

 

Para conhecer mais sobre a artista e sobre o seu lançamento, realizamos uma breve entrevista. Confira!

 

 

Conte-nos sobre o que encontraremos no seu álbum.

Esse álbum tem uma espécie de roteiro dos meus estudos. Eu queria mostrar o meu processo criativo desde a cópia de referências fotográficas pra aumentar meu acervo mental até as minhas criações e estudos de trabalhos mais elaborados. É basicamente uma viagem pra dentro da mente do Fernando artista.

 

Quais são as suas principais influências (obras, autores e artistas que lhe inspiram)?

Eu sempre gostei de coisas… Hum… Digamos insanas e estilizadas… Sou um profundo amante de quadrinhos e alguns dos artistas que mais me influenciam foram pelos quadrinhos. Caras como Rafael Grampá e sua capacidade de exagerar tão organicamente, Greg Toccinni um dos artistas mais talentosos que já vi, Dave Rapoza, Alvin Lee com suas composições geniais, Katsuhiro Otomo mestre da paciência, Davi Calil e seu amor pelas cores, Andrew Loomes, Sargent. Eu considero eles inspirações.

 

 

Sabemos que o mercado voltado para a arte é complicado, e por isso, nós artistas temos que manter o equilíbrio entre o trabalho de ilustrador e outras responsabilidades. Como foi a sua rotina durante a criação do seu SketchBook?

Bom. Isso foi fácil de definir porque quando recebi o convite do Carlos sabia exatamente o que iria pôr no álbum. Eu amo sketches! Os meus principalmente. Porque não mostrar pra todo mundo os que mais gosto?

Eu tenho um objetivo de preencher um sketchbook novo a cada semestre desde os meus 21 anos e agora tenho 27 é um acervo de esboços consideravelmente grande. Cheguei a preencher dois simultaneamente.

 

 

O que você acha que falta para o mercado de artes nacionais se consolidar?

Falta o brasileiro parar de pensar que artista é vagabundo e que arte não acrescenta nada na economia do país.

 

Qual a dica que você pode dar para outros artista?

Hum… Não desista nunca, estude o máximo de tempo que puder e entenda que se os fundamentos básicos do desenho não fossem importantes não se chamariam fundamentos.

 

 

Por onde os leitores podem acompanhar o seu trabalho?

Eu tenho muita coisa no meu Instagram @fernandodep

Tenho o Facebook: Fernando Henrique Freire de Paula.

 

O SketchBook do Fernando está em Pré- Venda até o dia 18 de novembro de 2017, para adquirir o seu exemplar é só CLICAR AQUI!

E marque na sua agenda: SketchCon II será no dia 19 de novembro, das 11h às 18h, no Jazz Restô e Burgers (Largo Dona Ana Rosa, 33 – Vila Mariana, ao lado do Metrô Ana Rosa), em São Paulo/SP.

Confirme a sua presença CLICANDO AQUI!



Bruno Vieira Written by:

Fundador da Craft Comic Books e da Craft Autors.