COMO CONSEGUIR TEMPO PARA ESCREVER E DESENHAR?

Você não tem tempo?

Sua rotina é pesada, dividida entre trabalho, estudo, compromissos, entre outras coisas, e quando você percebe, passou mais um dia sem investir nem mesmo um minuto na realização do seu sonho?

Agora me responda uma pergunta. Você é mais ocupado de o dono de uma grande empresa ou o presidente dos Estados Unidos?

Você é mais atarefado que aquele autor que você acompanha e que produz muito mais que você?

O vizinho parece ter mais tempo que você?

Acredite, todos nós temos o mesmo tempo disponível para fazermos o que temos que fazer, mas algumas pessoas sabem administrá-lo a ponto de fazer 24 horas parecerem mais longas.

Na verdade nos encontramos em um turbilhão de atividades e compromissos e acabamos perdendo o controle, e quando paramos para pensar, mais um dia se passou e não realizamos nada.

Neste artigo vamos dar algumas dicas práticas para:

  • Ter mais tempo livre;
  • Ter mais tempo para você mesmo;
  • Ter mais tempo para desenhar e escrever.

 

ANALISE

POR QUE VOCÊ QUER TER MAIS TEMPO?

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-por-que-você-quer-ter-mais-tempo

Ninguém chega a lugar nenhum se não souber onde quer chegar.

Trace os seus objetivos. O que você quer conquistar? O que você deseja fazer com o tempo extra?

Quer aprender um novo idioma?

Quer ler mais?

Quer desenhar?

Quer escrever?

Quer ter mais tempo para você mesmo?

Anote estes objetivos e os cole em pontos estratégicos, em lugares que você olhará com frequência, como um espelho ou a porta do seu guarda roupa.

É importante que você deixe claro quais são os seus objetivos e não se esqueça deles, não confie na sua mente. Anote e cole, vai por mim, mesmo que você seja um gênio, é melhor prevenir do que remediar.

CONHEÇA VOCÊ MESMO

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-conheça-você-mesmo

Pegue um caderno e uma caneta e escreva tudo o que você faz durante o dia. Se você tomou o café da manhã, anote a atividade e quanto tempo você gastou para executá-la. Acessou o Facebook, anote o horário que você entrou e o horário que você saiu.

Tente fazer isso por uma semana, mas se você não tiver tempo, reserve um dia para anotar todas estas atividades e o horário de inicio e fim de cada uma delas.

Não deixe de anotar nada, nem o momento que você foi ao banheiro, dormiu, conversou com um amigo. No fim da semana, ou do dia, some o tempo gasto nas atividades em comum.

Quanto tempo você levou para se alimentar?

Quanto tempo gastou ao ir ao banheiro?

Quanto tempo gastou conversando com alguém?

Quanto tempo gastou para acessar uma rede social?

Eu não sei vocês, mas o meu resultado me chocou, descobri que 1/4 do meu dia era desperdiçado em e-mails, Facebook, WathsApp, entre outras redes sociais.

Analise as atividades que tomam a maior parte do seu tempo. Pergunte para você mesmo se todas estas atividades vão te aproximar de algum dos seus objetivos.

DEFINA AS ATIVIDADES IMPRESCINDÍVEIS

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-defina-as-atividades-imprescindíveis

Das atividades listadas, quais são aquelas que são necessárias para sobrevivência (não me venha com o papinho de que não consegue viver sem dar uma olhada no WathsApp a cada cindo minutos)?

Aqui você deve listar as suas refeições, a sua higienização, o seu sono. Some as horas que você leva para cumprir estas prioridades.

Lembre-se de reservar cerca de 8 horas para dormir, uma boa noite de sono é essencial para que você se sinta motivado a cumprir todos os seus compromissos no dia seguinte.

Não costuma dormir bem? Ai vão algumas dicas:

  • Coma algo leve durante a noite e no mínimo há duas horas antes de dormir;
  • Não use o celular ou o computador antes de dormir, a luz branca faz com que você desperte, prefira ler um livro;
  • Tome um banho antes de dormir. Deixe a água quente cair na sua nuca, isso fará você relaxar;
  • Medite. Limpe a sua mente antes de colocar a cabeça no travesseiro. Ninguém merece perder o sono por ficar pensando na vida a noite toda.

Defina as atividades referentes a afazeres domésticos.

Lavar a louça, varrer a casa, passar um pano nos móveis, fazer compras. Este é o momento de listar as atividades e descobrir o tempo que você gasta cuidando da sua casa.

Lista criada? Já sabe quanto tempo você leva para realizar cada atividade? Excelente! Vamos para o próximo passo.

DEFINA AS ATIVIDADES REFERENTES A TRABALHO E ESTUDO

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar- defina-as-atividades-referentes-a-trabalho-e-estudo

Some as horas correspondentes ao seu trabalho e estudo. Inclua o tempo que você gasta para se locomover da sua casa até o trabalho, faculdade ou escola.

DEFINA AS ATIVIDADES PRAZEROSAS

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-defina-as-atividades-prazerosas

Chegou a hora de listar o que você faz para se divertir.

Ler um livro, ouvir música, assistir a uma série, ouvir um podcast, sair com amigos, entre outras coisas. Some o tempo gasto nas atividades que você curte fazer.

Inclua o tempo que você passa em redes sociais, assistindo a vídeos no Youtube, conversando com os seus amigos no WhatsApp, etc.

IDENTIFIQUE OS LADRÕES DE TEMPO

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-identifique-os-ladrões-de-tempo

“Vou só dar uma olhada no Facebook rapidinho”.

Curte uma foto de um amigo.

Assiste a um vídeo de gatinhos fofos.

Clica em um quiz para descobrir quem são as pessoas que possuem uma paixão secreta por você.

Clica em um site de noticia com uma lista de 10 coisas que somente alguém que possui uma mania como a sua entende.

Quando percebe, aquela “olhadinha” durou horas.

Pare com esta dependência de viver conectado o tempo todo. Mesmo que você ache que isso não está te fazendo perder tempo, basta fazer a análise que listamos no início deste artigo para notar que as redes sociais e sites são grandes ladrões de tempo.

É complicado ficar sem ver aquela notificação que fica exposta na tela do seu celular? Remova as redes sociais da tela principal. Não vai doer se você não ver.

Desabilite a lanterna ou luzinha que pisca toda vez que alguém te manda uma mensagem.

Desabilite as notificações dos aplicativos sociais do seu celular.

Tente ficar um dia sem internet e perceba a grande quantidade de tempo que você não conseguia encontrar antes na sua rotina.

Sempre que você decidir dar aquela olhadinha, se pergunte se isso irá colaborar com um dos seus objetivos ou vai causar frustração no fim do dia.

 

CONHEÇA O SEU CORPO

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-conheça-o-seu-corpo

Não somos iguais. Seres humanos possuem rotinas diferentes, estímulos diferentes, organismos diferentes.

Descubra qual é o horário que você está mais motivado, mais ativo, acordado. Eu, por exemplo (Bruno Vieira, o escritor deste artigo), sou mais produtivo das 22 horas paa frente, o que me fez mudar a minha rotina me dedicando a trabalhar mais durante a noite e madrugada e dormir durante o horário que sou menos ativo, a manhã.

Claro que por causa da rotina e trabalho esta atitude pode não ser executada, mas tente deixar os trabalhos mais complicados para os momentos que você está ativo, e os mais leves e rápidos para os momentos que você está lento.

 

PLANEJE

Pense no que você deseja atingir no futuro, mas não fique preso nisto. Pense também nas ações que você deve fazer todo dia para que este desejo se transforme em realidade.

TENHA UMA AGENDA, CADERNO OU USE O BLOCO DE NOTAS DO SEU CELULAR

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-tenha-uma-agenda-caderno-ou-use-o-bloco-de-notas-do-seu-celular

Mesmo que você tenha memória fotográfica, não confie na sua mente. Nosso dia a dia está lotado de informações, não é difícil nos esquecermos das nossas responsabilidades.

Anote tudo, desde os seus futuros objetivos, até ideias que você possa ter. Acredite, o tempo que você gasta tentando se lembrar daquela ideia incrível que você teve pode ser bem gasto executando-a.

Use o seu celular, um dos grandes vilões da perda de tempo, como o seu aliado. Para quem não sabe existem aplicativos que servem como blocos de notas, agenda e até mesmo alarmes.

Use e abuse destas funções para fazer com que seu corpo se acostume com a sua nova rotina.

 

DEFINA PRAZOS

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-defina-prazos

Estipule prazos para as atividades que você desenvolve, mesmo que elas não possuam datas limites.

No mercado de livros e histórias em quadrinhos temos que lidar com cronogramas, é importante que desenvolvamos um costume referente a prazos logo no início.

Cumpra os prazos. Não falhe, chegue até as últimas consequências mesmo que seja uma simples tarefa como terminar de ler um livro em uma semana.

Se você tratar com responsabilidade até mesmo os prazos considerados menos importantes, você se acostumará a cumprir os cronogramas referentes a outras atividades.

Da mesma forma, se você negligenciar um prazo por este ser irrelevante, isso se torna uma atitude viciosa, formando uma grande bola de neve e muitos projetos e atividades inacabados ou que estouram cronogramas, o que não dá só dor de cabeça para você, mas compromete toda a estruturação de negócios e parcerias futuras.

Lembre-se, se quiser ser um profissional, haja como um profissional.

 

AS MICRO METAS 

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-as-micro-metas

Você tem claro em sua mente os objetivos que quer cumprir.

Pegue este objetivo e trasse micro metas. Mas o que são micro metas?

Micro metas é o processo de dividir um grande projeto em pequenas e simples tarefas. Vamos exemplificar citando o que fazemos, uma história em quadrinhos de 20 páginas.

Se o seu objetivo é concluir uma HQ, divida em pequenas tarefas que você precisa concluir para que todo o projeto seja executado.

Na segunda você se dedica a definir o ambiente, as personagens e os conflitos da história.

Na terça você se dedica a construir o final da sua trama.

Na quarta você se dedica a criar o roteiro da sua HQ, as cinco primeiras páginas.

Na quinta você faz mais cinco páginas do seu roteiro.

Na sexta mais cinco.

No sábado mais cinco.

E no domingo você terá o roteiro da sua HQ completo.

Repita o processo dividindo as atividades em pequenas tarefas. Tente dar foco a três tarefas por dia. Criar uma lista com centenas de tarefas a serem executadas no dia te deixarão confuso, o que levará a deixá-las para depois.

Três tarefas concluídas por dia são o necessário para que você realize o seu objetivo. Pode parecer pouco, mas quando percebemos, o pouco que dedicamos a fazer significa muito no final.

Liste as suas micro metas todos os dias antes de dormir e as cumpra no dia seguinte.

PLANEJE A LONGO PRAZO

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-planeje-a-longo-prazo

Aquele compromisso vai demorar para ser cumprido? O prazo para a entrega daquele trabalho é daqui há uma semana?

Não deixe para fazer na última hora! Destrinche este compromisso ou trabalho em pequenas tarefas que você poderá cumprir aos poucos, trabalhe nestas pequenas tarefas todos os dias para que nada saia do seu controle.

Esta falsa sensação de “tenho muito tempo ainda” é algo que pode resultar em momentos de desespero e até mesmo falha. O que parece ser uma perda de tempo no início na realidade é uma ação que evitará grandes dores de cabeças no futuro.

No ano de 2016, parte da equipe da Imperial HQs fez o temido trabalho de conclusão de curso. Se não tivéssemos nos dedicado a cumprir uma pequena parte dele diariamente, esta tarefa seria algo degradante.

Planejando prazos, mesmo tendo alguns meses para entregar o trabalho final, foi a melhor escolha para entregar um trabalho de alto nível e não perder noites de sono na véspera do dia de entrega.

 

[epico_capture_sc id=”2242″]

 

AÇÕES

O TEMPO QUE VOCÊ USA PARA TRABALHAR E ESTUDAR

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-o-tempo-que-você-usa-para-trabalhar-e-estudar

Estas atividades devem ser realizadas uma a uma. Prefira terminar o que começou antes de começar a fazer outra coisa. Desta forma você ganhará tempo no trabalho e estudos.

Use o tempo considerado inútil, os minutos que você fica no transito, para fazer algo construtivo.

Leia livros e revistas no ônibus ou metrô. Caso não consiga ler em movimento, escolha os audiolivros.

Eles ainda não são populares no Brasil, mas acredite, é um meio eficiente quando você não pode ou não consegue ler um livro.

A maioria dos audiolivros são em inglês, tá ai uma oportunidade para você treinar um novo idioma.

Dá uma olhada neste vídeo:

Quer saber mais sobre audiolivros? Então assiste mais este vídeo:

FAÇA O MAIS RÁPIDO PRIMEIRO

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-faça-o-mais-rápido-primeiro

Sabe aquelas atividades que não levam nem 2 minutos para serem executadas. Faça elas agora mesmo. Livre-se dos pequenos empecilhos logo de inicio.

TERMINE O QUE COMEÇOU

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-termine-o-que-começou

Não deixe de concluir o que faz para começar outra coisa. O tempo que você levará para voltar a uma atividade pode ser gasto de outra forma.

Chega de começar um novo livro ou uma nova história em quadrinhos e em seguida deixar seu projeto de lado e jogá-lo em uma gaveta.

Mesmo que você tenha uma ideia melhor, anote-a, termine o que você começou e depois execute-a.

Além de otimizar o andamento dos seus projetos, você aprenderá a ter compromisso.

 

UNA O ÚTIL AO AGRADÁVEL  

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-uma-o-útil-ao-agradável

Faça duas coisas ao mesmo tempo. Não, está não é uma habilidade dada somente as pessoas do gênero feminino.

Dá pra fazer duas coisas sim, mas você precisa fazer algo que não precise da sua atenção ao mesmo tempo que você faz algo que precisa da sua atenção.

Exemplos?

Escute uma musica enquanto toma banho. Assim você até pode ajudar o planeta ao parar de tomar banho quando a música acabar (aconselhamos que você não invente de ouvir Faroeste Caboclo).

Escute um audiolivros ou um podcast e assista vídeos quando estiver lavando a louça (tome cuidado pra não se cortar quando estiver lavando as facas).

Assista a Netflix quando estiver fazendo alguma refeição. Você pode assistir a sua série favorita enquanto se exercita também.

Ouça música, podcasts e audiolivros enquanto faz a faxina.

Cheque as suas redes sociais enquanto estiver no banheiro.

Leia um livro quando estiver no ônibus ou no metrô.

Seja criativo ao unir algo útil (tarefas essenciais para a sua sobrevivência) a algo agradável (atividades que te divertem).

Desta maneira o seu trabalho não será tão massante e cansativo, além de você conseguir economizar uma grande quantidade de tempo.

ESQUEÇA OS ASSUNTOS URGENTES AO DAR FOCO NOS ASSUNTOS IMPORTANTES

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-esqueça-os-assuntos-urgentes-ao-dar-foco-nos-assuntos-importantes

Algumas pessoas perdem o controle ao se dedicarem a resolver atividades urgentes ao invés de dar foco as atividades importantes.

Mas você já parou para analisar como surgem as urgências? Toda urgência nasce de uma atividade importante que temos um grande prazo para executar, mas ao invés de aproveitarmos o tempo que temos, preferimos empurrar com a barriga, afinal, o prazo e longo.

Só damos atenção a atividade importante quando o prazo está prestes a acabar, o que a transforma em uma urgência.

Continuar com esta atitude faz com que as coisas saiam do nosso controle, e as urgências acabam se transformando em grandes bolas de neve.

Se tem que executar algo importante para entregar daqui uma semana, faça-o agora. Deixe pra passar o tempo fazendo outra coisa depois de ter concluído o seu trabalho.

TENHA UM HORÁRIO PARA DORMIR E ACORDAR

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-tenha-um-horário-para-dormir-e-acordar

Crie uma rotina. Não consegue se enquadrar em rotinas, então crie uma rotina diferente pra cada dia da semana para não se cansar.

Dormir em um horário certo e acordar em um horário certo é importante para que você gerencie com uma maior facilidade o seu tempo.

É bom ficar mais alguns minutinhos na cama, mas de minuto a minuto você perde um precioso recurso que poderia ser usado para realizar os seus sonhos.

Já passamos cerca de 24 anos dormindo durante toda a vida, isso se você dorme 8 horas por noite. Imagina quantos anos a mais você irá perder se ficar mais um pouquinho na cama?

Tem dificuldades para acordar? Arrume um despertador e o coloque longe das suas mãos para que você se obrigue a se levantar para desligá-lo.

Tome um banho para que o seu corpo se ative gradativamente, banhos gelados são bons para te despertar.

Um bom café é um grande aliado na manhã, mas lembre-se de não exagerar.

 

ORGANIZE O SEU GUARDA ROUPA DE ACORDO COM OS DIAS DA SEMANA

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-organize-o-seu-guarda-roupa-de acordo-com-os-dias-da-semana

Durante toda a vida as mulheres gastam cerca de 136 dias se arrumando.

Os homens gastam 46 dias.

Dedicar um tempo da sua semana para decidir o que vai vestir fará uma grande economia. Teste já deixar separada as suas roupas e utensílios que costuma usar para se arrumar. Perceba que os atrasos ficarão menos recorrentes.

DEIXE DE SER PERFECCIONISTA

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-deixe-de-ser-perfeccionista

Sim, o perfeccionismo pode ser uma qualidade, mas acredite, também é um grande defeito.

No mercado de livros e histórias em quadrinhos devemos lidar com prazos e cronogramas, e muitas vezes, por sermos perfeccionistas, prejudicamos toda uma equipe pois extrapolamos os prazos para tentar chegar a perfeição.

O essencial é que você faça o seu melhor no tempo que você tem.

 

PARE DE RECLAMAR

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-pare-de-reclamar

Algo te incomoda? Tá ruim? Tá chato?

Levanta da cadeira e faça alguma coisa pra mudar a situação.

Ficar parado só reclamando não resolve nada, usa esse tempo que você joga fora pra resolver os assuntos e ocorridos que te levam a reclamar ou para fazer algo que realmente valha a pena.

Estudos indicam que perdemos cerca de 5 meses de toda a nossa vida só reclamando.

PARE DE FALAR PARA VOCÊ MESMO QUE NÃO TEM TEMPO

como-conseguir-tempo-para-escrever-e-desenhar-pare-de-falar-que-não-tem-tempo

A falta de tempo, em muito dos casos, significa falta de disciplina e controle próprio.

Pare de falar que não tem tempo de nada, se você parar, respirar, analisar e mudar algumas coisas na sua vida percebera que 24 horas são mais que suficientes para você fazer tudo o que obrigado e o que quer fazer.

Não tem tempo para executar todas as dicas que demos neste artigo? Escolha apenas uma delas e a execute.

Você vai perceber que valera a pena investir um pouco do seu tempo ao criar um planejamento e executá-lo.

Compartilhe o artigo com todos os seus amigos que reclamam do dia ter apenas 24 horas 😉

Quer ver algumas destas dicas executadas na prática? Confira o vídeo:

 

Fonte: http://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/comportamento/confira-30-curiosidades-sobre-como-usamos-o-tempo/ss-BBjemkd#image=9

 



Bruno Vieira Written by:

Fundador da Craft Comic Books e da Craft Autors.