6 DESCULPAS COMUNS ENTRE QUADRINISTAS / MANGAKAS QUE TE DISTANCIAM DA REALIZAÇÃO DO SEU SONHO

A vida de quem se dedica ao sonho de um dia publicar uma História em Quadrinhos de sucesso não é nada fácil.

Temos medo de começar um projeto e trabalhar nele por causa de algumas questões que sempre aparecem em nossa mente.

Mas acredite, quando conversamos sobre isto e vemos que as coisas não funcionam assim, conseguimos nos libertar destas amarras e botar a mão na massa rumo a realização dos nossos sonhos.

Selecionamos 6 Desculpas que nós já demos e que vemos muitos outros autores dando, e vamos conversar um pouco sobre elas neste artigo.

 

1 – EU NÃO TENHO TALENTO

6-desculpas-comuns-entre-quadrinistas-mangakas

Não existem pessoas que nasceram com um papel e um lápis na mão desenhando com perfeição.

Existem pessoas que tem uma maior facilidade em desenhar, mas sem o mínimo de esforço estas pessoas não conseguiriam ser reconhecidas por este talento.

Você pode encontrar inúmeros gênios no mercado de quadrinhos, mas muitas pessoas não param para pensar no quanto estes gênios tiveram que lutar para chegar onde estão atualmente.

O fato é que o esforço é o responsável para que o talento seja desenvolvido, e não há maneiras de se obter talento sem que você coloque a mão na massa. Acredita que não tem talento? Então lute para obtê-lo.

Perfeição não existe, nunca iremos alcança-la, e não se pode confiar em um artista que acredita que atingiu a perfeição.

Uma das características que mais admiramos em um autor é o fato dele nunca estar satisfeito com a sua arte e busca melhorar cada vez mais, e é essa atitude que faz com que alcancemos o “talento”.

 

2 – TENHO MEDO

6-desculpas-comuns-entre-quadrinistas-mangakas

Medo de receber críticas negativas, medo de expor o seu trabalho e ter sua obra copiada.

São medos reais, sofridos por causa de situações que podem acontecer, mas na maioria das vezes o medo só serve para atrapalhar.

Críticas negativas, principalmente quando você estiver começando, irão surgir. Muitas delas sem sentido, criadas com puro ódio de alguém que se sente superior por estar protegido detrás das teclas de um computador.

Os pseudointelectuais estão por toda parte, dando suas opiniões sem nenhum tipo de formação real e informações solidas. Você precisa encará-los de frente, não com ofensas, mas com sabedoria.

Se alguém falar mal do seu trabalho analise o que esta pessoa falou. As críticas fazem sentido? São construtivas? Ou são apenas críticas sem nenhum fundamento?

Tome as críticas construtivas e as use para melhorar o seu trabalho.

Tome as críticas sem sentido e as transforme em combustível para ser cada vez melhor no que faz.

Quanto as cópias, existem maneiras de se proteger, como Registros de Direitos Autorais por exemplo. Mas as cópias não acontecem com frequência quando alguém está apenas começando, os que não possuem criatividade visam aqueles que já obtiveram sucesso.

Coloque na sua cabeça que uma cópia nunca é melhor que o original, e mesmo se um dia isso vier a acontecer, a verdade aparecerá. Não deixe que o medo de ser copiado seja uma barreira para que você conquiste os seus objetivos.

 

3 – EU NÃO SOU CAPACITADO 

6-desculpas-comuns-entre-quadrinistas-mangakas

Então se capacite, existem vários sites, livros, apostilas e revistas que ensinam técnicas de roteiro, arte e coloração.

Treine todos os dias, mesmo que seja por alguns minutos, mas não fique sem desenhar ou escrever, nem mesmo durante os finais de semana e feriados. A repetição é fundamental para que você aprimore a sua técnica.

Aprenda por si só, seja autodidata ou entre em um curso, o importante é que você busque alternativas para sanar as suas fraquezas e dificuldades.

 

[epico_capture_sc id=”2242″]

 

4 – ESTOU COM PREGUIÇA

6-desculpas-comuns-entre-quadrinistas-mangakas

Provavelmente esta é a maior desculpa que nós, quadrinistas, usamos. A preguiça é um mal que afeta muitas pessoas.

Mas sabe o que pode vencer a preguiça? A recompensa.

A sensação de colocar a sua cabeça no travesseiro de noite e se sentir bem por ter cumprido as suas obrigações é incrível.

Os resultados que surgirem dos seus esforços e motivação serão uma fonte para que você continue a trabalhar.

As vezes nos sentimos com preguiça porque o volume de trabalho que precisamos fazer é grande demais. Nos esquecemos que o processo criativo de uma História em Quadrinhos é lento, precisamos dar um passo de cada vez para obtermos sucesso.

Existem duas técnicas que dão bons resultados para a nossa equipe quando bate aquela preguiça:

1 – Estabeleça 3 pequenas metas que você deverá cumprir no dia, lembre-se que estas metas devem estar diretamente ligadas ao seu objetivo principal. Por exemplo, se você quiser fazer uma HQ fechada em vinte páginas, defina que no primeiro dia você criará a personagem principal, fará alguns estudos de cenário e desenvolverá a estrutura da trama. No dia seguinte defina mais 3 pequenas metas. Faça um pouco de cada vez, quando você perceber, o seu trabalho estará concluído.

2 – Crie um sistema de recompensa. O que você gosta de fazer quando está com preguiça? Assistir um vídeo no Youtube? Ler Mangá? Acessar as redes sociais? Estipule alguns minutos para trabalhar e os intercale com o que você gosta de fazer. Por exemplo, se você desenhar 5 páginas do seu storyboard você terá o direito de ver um vídeo. Se desenhar mais 5 páginas você poderá ler 10 páginas do seu mangá.  Aumente o tempo de trabalho gradativamente, sempre intercalando com um momento de recompensa. Desta forma você condicionará o seu cérebro a perceber que o seu trabalho resulta em algo prazeroso.

 

5 – EU SEI QUE VAI FICAR RUIM

6-desculpas-comuns-entre-quadrinistas-mangakas

História em Quadrinhos é um processo demorado. Não é da noite para o dia que você irá conseguir criar uma HQ que conquistará vários leitores.

É necessário que você passe por todas estas etapas antes de criar algo satisfatório. Os erros são essenciais para o seu crescimento.

Não tenha medo de tentar, não pare de desenhar porque você acha que está ruim. Quanto mais você repetir o processo, quanto mais você se capacitar, melhor ficará a sua história, arte e coloração.

Guarde todas estas Histórias em Quadrinhos e desenhos que ficaram ruins. Eles servirão como um banco de ideias no futuro.

 

6 – EU NÃO TENHO TEMPO

6-desculpas-comuns-entre-quadrinistas-mangakas

Atualmente os dias parecem estar mais curtos, não é mesmo? Não existe mais tempo para nada.

Estamos muito ocupados com os estudos, trabalhos e responsabilidades e temos que acabar sacrificando algumas coisas, como desenhar.

Para sanar este problema e acabar com as desculpas, vamos dar algumas dicas para você otimizar o seu tempo.

Crie um cronograma. Liste todas as suas responsabilidades, coloque-as no papel e as divida em dias da semana e horários.

Em meio a estes horários defina no mínimo 15 minutos para se dedicar ao seu projeto. Lute para cumprir este cronograma, no início será complicado, mas com o tempo ficará mais fácil.

Na medida que você for se adaptando, aumente gradativamente o tempo que você irá se dedicar ao seu projeto de 5 em 5 minutos.

Não tem nem mesmo 15 minutos? Aí vão algumas opções do que você pode fazer para conseguir tempo:

  1. Durma durante 6 horas, é o mínimo suficiente para que o seu corpo se sinta descansado.
  2. Sacrifique uma parte do seu horário de almoço.
  3. Desenhe durante o tempo que você reservou para lazer.

Se você realmente deseja algo, encontrará uma maneira de conseguir tempo para fazê-lo.

O importante é que você chegue à conclusão de que as desculpas não te levarão a nenhum lugar.

Precisamos de autores que arregacem a manga e lutem pelos seus objetivos.

Este mundo já está cheio de pessoas que só reclamam e não fazem nada.

É a nossa obrigação mudar esta perspectiva e fazer todo o possível para fortalecer o mercado de quadrinhos nacionais.

E você? Tem alguma desculpa que sempre dá para não começar a desenvolver a sua história em quadrinhos? Compartilha com a gente nos comentários, vamos encontrar uma solução juntos!

 



Bruno Vieira Written by:

Fundador da Craft Comic Books e da Craft Autors.