5 VANTAGENS DE SE TER UM RIVAL

Você conhece estes personagens?

  • Goku
  • Naruto Uzumaki
  • Light Yagami

E estes?

  • Vegeta
  • Sasuke Uchiha
  • L

E qual é a relação entre eles? Qual é a relação que os personagens da primeira coluna possuem com as personagens da segunda coluna?

Eles são rivais.

E o que são rivais?

De acordo com o dicionário, um rival é aquele que aspira às mesmas vantagens e posições que outrem; êmulo, competidor, concorrente.

Mas o que a rivalidade tem a ver com a produção de Histórias em Quadrinhos?

Acredite, ter rivais é uma das ferramentas mais importantes para quem deseja crescer na carreira de quadrinista.

Descubra como um rival pode ajudá-lo lendo o restante deste artigo.

5 vantagens existentes em se ter um rival.

 

1 – MOTIVAÇÃO

vantagens-rivais-imperial-hqs-2

Perceber as conquistas do seu rival, notar onde ele conseguiu chegar, é como um combustível para que você dê cada vez mais o seu melhor para chegar até o patamar que ele, ou tomar o lugar dele no pódio.

Entenda que o seu objetivo não é destruir um rival, mas sim usar a força da competitividade para fazer melhor e para que o seu rival também faça melhor.

Desta maneira ambos irão crescer e aprender mais, os seus projetos estarão cada vez mais bem executados e tudo isso pode ser feito de uma maneira amigável e saudável.

Lembre-se: um rival não é um inimigo.

 

2 – EXEMPLO

vantagens-rivais-imperial-hqs-1

Existem muitas pessoas talentosas e que conquistaram muito mais que nós na carreira de quadrinista.

Tome estas pessoas como exemplo, mire nelas e torne-as suas rivais. Desta forma você conseguirá analisar os passos andados por eles e poderá fazer o seu próprio caminho rumo ao sucesso.

Não copie os passos do seu rival, aquela estratégia pode ter funcionado com ele, mas não necessariamente funcionará com você.

Analise os acertos e erros do seu rival e descubra a sua própria maneira de agir e atingir novos patamares.

Tenha pessoas talentosas como rivais. Não adianta nada ter alguém que está no seu nível. Almeje chegar em pontos mais altos.

 

3 – AUTO-ANÁLISE 

vantagens-rivais-imperial-hqs-5

Pegue uma obra do seu rival e a compare com a sua obra. Perceba as diferenças. Ele é mais forte no roteiro? Sua arte está melhor? E a disposição dos quadros e balões?

Faça uma lista e crie tópicos referentes a diferença entre a sua obra e a obra do seu rival. Desta maneira, você perceberá onde estão as suas fraquezas.

Visualizando as suas falhas, o processo para corrigir e melhorar em determinados pontos será facilitado.

 

4 – PLANEJAMENTO 

vantagens-rivais-imperial-hqs-4

Tendo em mãos os dados recolhidos no tópico anterior, formule o seu planejamento.

O que é necessário melhorar você já sabe. Mas quando você começará a implantar as melhorias? Você precisa fazer algum curso? Precisa treinar algum processo antes que a melhoria possa ser feita? Quanto tempo irá levar?

Coloque tudo isso no papel e estipule pequenas metas para que as melhoras sejam feitas. Só você escrever o que falta melhorar não é o suficiente, é necessário que desenvolvamos alguma forma de alcançar essa mudança, o que devemos fazer para que esta hipótese vire realidade.

Olhe minunciosamente, além de traçar como você pode chegar no nível do seu rival, encontre aquilo que falta no seu rival para que ele seja ainda melhor, e faça isso na sua obra.

 

5 – COMO ENCONTRAR RIVAIS? 

vantagens-rivais-imperial-hqs-3

Participe de plataformas que possuem um sistema de ranqueamento, como o Tapastic e Webtoon.

Estas plataformas divulgam uma lista de obras mais populares no site, além de oferecerem dados como quantidades de leitores, inscritos e comentários que a sua obra possui.

E fique ligado! Não chegue em uma pessoa e diga: “Você é o meu rival!”. Isso será visto como uma atitude infantil. Faça diferente, deixe que o seu rival note a sua presença, e ele mesmo considere você como um rival sem que seja preciso um aviso.

Esperamos que vocês tenham gostado do artigo, e mais uma vez frisamos: Rivais não são inimigos.

A rivalidade no universo dos quadrinistas é uma forma de nos motivarmos a crescer em nossas carreiras e não de gerar atritos.

Gostou do artigo? Confira o nosso vídeo!

[epico_capture_sc id=”1028″]



Bruno Vieira Written by:

Fundador da Craft Comic Books e da Craft Autors.